Data e hora

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bandeja giratória de mosaico

Salve, salve meu povo... quanto tempo. É sempre um prazer falar com vocês, claro, isso quando eu consigo... kkkk.
Hoje trouxe uma arte, pra mostrar pra vcs, que andei aprontando por esses dias: uma bandeja giratória de mosaico. Foi a primeira vez que fiz mosaico na minha vida. Não vou falar que foi a coisa mais fácil do mundo (talvez seja pra quem tem prática, não é o meu caso, como já disse), mas também não foi tão ruim assim. 
Sempre quis ter uma bandeja giratória, só que nunca tinha pensado que eu mesma iria fazer... muito menos de mosaico. Acho mosaico muito lindo, porém sempre achei que devia ser uma coisa muito difícil...
Bem, vamos deixar de conversa e vamos espiar um pouco.

Não tirei foto de tudo, mas estas aqui vão passar uma idéia pra vocês de como foi o processo.

Estudo das cores + desenho. Já pintada na parte de baixo e na lateral.






Mosaico colado na bandeja


O resultado final: bandeja rejuntada e alegria para nossos olhos.




E então, o que vocês acharam? Eu adorei  ;-)

Quer fazer uma também? Então anota aí o material que você vai precisar:

1 Bandeja em mdf (a minha tem 45 cm de diâmetro)
Pastilhas para mosaico
Alicate para cortar as pastilhas
Desenho à sua escolha (se alguém quiser o molde da minha é só me mandar um email que disponibilizo)
Carbono para passar o desenho do papel p/ a bandeja
Cola (rótulo azul)
Pincel
Tinta PVA para pintar a bandeja (laterais e parte de baixo)
Verniz (eu usei o fosco)
Rejunte (este é bem baratinho, paguei uns R$3,00)

Como fiz:

Lixei e pintei a bandeja. Fiz o desenho que iria usar e em seguida passei para a bandeja.

Dispus as pastilhas na bandeja de acordo com  o que eu queria que ficasse, só depois colei. Neste ponto aqui, se vocês observarem, vão ver que têm pastilhas inteiras e outras menores, pedaços pequeninos, estes pedacinhos são o mosaico mais clássico (acabei de chamar assim). Há quem prefira fazer só com esses minúsculos pedaços por achar mais bonito, eu particularmente gosto dos dois, porém este com certeza é mais trabalhoso porque você precisa cortar e encaixar da melhor forma possível.

Esperei secar bem (dois dias, porque o tempo tava úmido), passei um paninho pra limpar alguma sujeirinha, fiz a mistura do rejunte com um pouco de água e passei sobre as pastilhas coladas (o rejunte não pode ficar nem muito mole e nem muito aguado) com ajuda de uma espátula e um rodinho de pia que uso para artesanato. A idéia do rodinho de pia foi muito boa, pois ajudou o rejunte a entrar melhor nos espaços das pastilhas.

Passei um paninho seco pra limpar a massa branca que fica por cima das pastilhas e deixei secando por dois dias também. Pra finalizar passei verniz na parte de baixo e nas laterais da bandeja.

O pulo do gato:
Quando você colar as pastilhas, vez ou outra vá dar um olhada, pois alguma pode ter saido do lugar em que você tinha colocado, pois quando a cola seca pode haver um deslocamento.
Disponha as pastilhas na bandeja de forma uniforme, ou seja, com a mesma distância uma da outra, fica mais bonito o trabalho.
Veja também se nenhuma ficou mais alta que a outra.
Você também pode usar cor no seu rejunte: pode ser piguimento especialmente feito pra isto ou você pode usar tinta PVA mesmo. É só usar um pouquinho para colorir seu rejunte.


Bjs pra vocês

♥ Otávia anda suspirando por esta bandeja ;-) ♥


Frase do dia:


"Tente o novo todo dia. O novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. A nova vida. Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações." 
(Clarice Lispector)

Um comentário:

  1. OLHA PRA FALAR A VERDADE, NÃO SEI NEM COMO COMEÇAR... É FANTASTICO, OTIMAS SUGESTÕES EM TUDO. MAIS VALE LEMBRAR, Q SE TRATANDO DE SUGESTÕES DE COMIDA, NÃO DEVEMOS EXAGERAR.(RISOS)
    UM GRANDE BEIJO E DEPOIS EU PASSO, PRA DAR MINHA COLABORAÇÃO.
    ADOREIIII

    ResponderExcluir